quarta-feira, outubro 27, 2010

CRISTOVAM 2014, PARA PRESIDENTE ...!

No ultimo fim de semana (dia 23), o meu candidato a presidência nas eleições 2006, o Sr. Cristovam Buarque e atual senador pelo DF, deu mais uma vez um elucido resumo do que foi e é essa campanha presidencial nas eleições de 2010,  ...
e como digo e afirmo em meus posts, os candidatos me parecem bem mais iguais do que distintos, mais bestas do que bestializados ...

Dando uma entrevista para o jornal o globo, e que também esta em seu site www.critovam.org , descrevendo como tudo é tão igual na atual política, e questões por menores podem alcançar um status, que indefere para atuação de um bom presidente ...


FUTURO INTERROMPIDO
CRISTOVAM BUARQUE



“Não deveria haver surpresa no fato de o debate eleitoral estar sendo pautado pelo tema do aborto, da sexualidade e da crença no cristianismo.


Dois fatos levam a população a se preocupar com isso: de um lado, décadas de queda nos valores morais da sociedade - resultando em corrupção, desarticulação da família, generalização da droga, gravidez precoce, abandono de mulheres pelos maridos, prevalência da riqueza como objetivo central e valorização absoluta do consumo - fizeram com que ela, desarvorada pela falta de valores, buscasse abrigo na religiosidade.


De outro lado, nos últimos oito anos a apatia ideológica fez com que os partidos ficassem parecidos, o debate sem ideias novas e os candidatos pouco diferentes entre si.


Debatem-se velhos temas: como crescer, e não qual crescimento; privatizar ou estatizar, e não dar caráter de interesse público a toda atividade econômica, estatal ou privada; como construir mais escolas técnicas, e não como fazer uma revolução na Educação; quem vai distribuir mais Bolsa Família, e não quem a tornará desnecessária.


Nesta crise de valores e neste vazio de ideias, o aborto se torna tema central, embora nada tenha a ver com o cargo de presidente da República. Além disso, este tema fica limitado à defesa da vida do indefeso embrião, sem tocar no assunto do direito à vida daqueles que já nasceram, mas que são abandonados pela sociedade e pelos governos que ela elege.


Para serem levados a sério, os que defendem o direito à vida do embrião deveriam defender também o direito à vida daquele abortado logo depois do nascimento, por falta de uma incubadora que sirva de ponte entre a barriga da mãe e o mundo real onde vai respirar. Mas o Brasil abandona muitos de seus recém-nascidos em hospitais sem UTI infantil, forçando o médico a escolher quais terão a chance da vida e quais serão abandonados à morte, provocando um aborto pós-parto. Um recém-nascido é ainda mais indefeso do que um embrião na barriga da mãe, mas não vemos os que se opõem à descriminalização do aborto criminalizando também os responsáveis pelo aborto decorrente do abandono nas maternidades públicas.


O debate eleitoral mostrou forte movimento contra o aborto provocado por mães antes do parto, mas não há movimento contra os responsáveis pelo fato de que todos os dias mães amorosas perdem seus filhos por falta de atendimento médico no pós-parto.


Também ocorre um aborto quando uma criança morre por desnutrição ou falta de remédios. Vinte e cinco anos depois da restauração da democracia, depois da retomada do crescimento econômico, da estabilidade monetária e da afirmação do Brasil no cenário mundial, depois de 16 anos de governos social-democratas, milhares de crianças morrem no Brasil por falta de comida e de remédios, com suas vidas interrompidas, abortadas.


Seus aborteiros não são mães, nem médicos, são os governos e todos nós, seus eleitores e contempladores passivos, que nos omitimos diante do direito à vida, enquanto comemoramos PIB, Copa do Mundo, Olimpíadas, trem-bala, pontes, estradas, hidrelétricas...


É também um aborto não oferecer escola de qualidade para toda criança.


Bicho só precisa de comida e ar, nasce uma só vez, quando sai da barriga da mãe ou do ovo onde é gestado.


Gente nasce duas vezes: quando sai da barriga e quando entra na escola.


Não entrar na escola é ter o futuro interrompido, abortado. No Brasil, crianças são abortadas a cada minuto, ao abandonarem a escola antes do tempo, como se estivessem sendo expulsas do útero materno antes dos nove meses de gravidez. Mas não há movimento contra esse aborto.


O Brasil é um país que debate as posições dos candidatos sobre o aborto pré-parto, que nem depende do presidente, e se esquece de debater o cuidado das crianças no pósparto, abortando-as por falta de cuidados, remédios, comida, escola. E abortando tantas crianças, diante do silêncio de todos, inclusive de líderes laicos e religiosos, vamos interrompendo o futuro do Brasil.”

CRISTOVAM BUARQUE é professor da UnB e senador (PDT-DF).

O que fica é uma perspectiva de que Cristovam Buarque volte e ser candidato em 2014, e realize a proeza de ganhar visando um plano de educação e não de assistencialismo ou de venda das estatais ... fato que já poderia esta sendo feito nos últimos 4 anos, mas enfim, o que sobra é invejar o DF pelo seu senador, e sonhar com uma perspectiva candidatura daqui longínquos 4 anos ...

Comente, Opine ... !

Carlos Sarmento ...!

quinta-feira, outubro 21, 2010

CAMPANHAS ACEFALAS ... !

Pra mim já chega ... to cansado de assistir tantos horários políticos que gastam de seus tempos para não dizer absolutamente nada, se de um lado a Dilma tem como plano não ter plano e seguir a cartilha do PT de manter a política atual, onde se lê Plano de Governo Dilma se escreve, manter o sistema atual de governo.


Do outro lado, consegue ser ainda pior a acessória e o Serra fazem a campanha nacional de menor nível desde o fim da ditadura, não tendo um plano de governo e batendo no histórico de falcatruas do governo atual, como se isso fosse campanha ou como se o teto deles não fossem de vidro ... e como se não existisse um lastro de falcatruas também no passado de seu partido ...

Parece que estamos perdido em um faroeste onde tudo é diferente e ao mesmo tempo igual ...

È bem feito para o PSDB ter perdido 4 pontos entre a ultima pesquisa e a ultima, por mais que sabemos que essas pesquisas não são parâmetros reais do Brasil, pelo menos um susto eles levam e de repente tomam vergonha na cara e para de manter esse baixíssimo nível em sua campanha ...

Acabei de entrar no site da Dilma e nada, fui no do Serra e nada também ... me senti um cérebro pensante no meio de campanhas acéfalas ...

Não fico no muro, apensar da falta de uma opção clara para o 2º turno, ficar encima do muro nesse momento me parece um pouco de tolice, e entre o + ou – e o péssimo, fico no + ou – e Voto na Dilma ... enfim ... tem hora que é o fim da picada ...

Comente, Opine ...

Att...

Carlos Sarmento ... !

segunda-feira, outubro 18, 2010

O FACISMO À BRASILEIRA ... !



Por que as vezes é melhor ler do que escrever .... e porque as vezes o que já foi escrito é tudo ue queriamos dizer ...






O FACISMO A BRASILEIRA
Por Luis Nassif

Se alguém pretende desenvolver alguma tese nova sobre a psicologia de massa do fascismo, no Brasil, aproveite. Nessas eleições, o clima que envolve algumas camadas da sociedade é o laboratório mais completo – e com acompanhamento online - de como é possível inculcar ódio, superstição e intolerância em classes sociais das mais variadas no Brasil urbano – supostamente o lado moderno da sociedade.


Dia desses, um pai relatou um caso de bullying com a filha, quando se declarou a favor de Dilma.

Em São Paulo esse clima está generalizado. Nos contatos com familiares, nesses feriados, recebi relatos de um sentimento difuso de ódio no ar como há muito tempo não se via, provavelmente nem na campanha do impeachment de Collor, talvez apenas em 1964, período em que amigos delavam amigos e os piores sentimentos vinham à tona, da pequena cidade do interior à grande metrópole.

Agora, esse ódio não está poupando nenhum setor. É figadal, ostensivo, irracional, não se curvando a argumentos ou ponderações.

Minhas filhas menores freqüentam uma escola liberal, que estimula a tolerância em todos os níveis. Os relatos que me trazem é que qualquer opinião que não seja contra Dilma provoca o isolamento da colega. Outro pai de aluna do Vera Cruz me diz que as coleguinhas afirmam no recreio que Dilma é assassina.

Na empresa em que trabalha outra filha, toda a média gerência é furiosamente anti-Dilma. No primeiro turno, ela anunciou seu voto em Marina e foi cercada por colegas indignados. O mesmo ocorre no ambiente de trabalho de outra filha.

No domingo fui visitar uma tia na Vila Maria. O mesmo sentimento dos antidilmistas, virulento, agressivo, intimidador. Um amigo banqueiro ficou surpreso ao entrar no seu banco, na segunda, é captar as reações dos funcionários ao debate da Band.

A construção do ódio

Na base do ódio um trabalho da mídia de massa de martelar diariamente a história das duas caras, a guerrilha, o terrorismo, a ameaça de que sem Lula ela entregaria o país ao demonizado José Dirceu. Depois, o episódio da Erenice abrindo as comportas do que foi plantado.

Os desdobramentos são imprevisíveis e transcendem o processo eleitoral. A irresponsabilidade da mídia de massa e de um candidato de uma ambição sem limites conseguiu introjetar na sociedade brasileira uma intolerância que, em outros tempos, se resolvia com golpes de Estado. Agora, não, mas será um veneno violento que afetará o jogo político posterior, seja quem for o vencedor.

Que país sairá dessas eleições?, até desanima imaginar.

Mas demonstra cabalmente as dificuldades embutidas em qualquer espasmo de modernização brasileira, explica as raízes do subdesenvolvimento, a resistência história a qualquer processo de modernização. Não é a herança portuguesa. É a escassez de homens públicos de fôlego com responsabilidade institucional sobre o país. É a comprovação de porque o país sempre ficou para trás, abortou seus melhores momentos de modernização, apequenou-se nos momentos cruciais, cedendo a um vale-tudo sem projeto, uma guerra sem honra.

Seria interessante que o maior especialista da era da Internet, o espanhol Manuel Castells, em uma próxima vinda ao Brasil, convidado por seu amigo Fernando Henrique Cardoso, possa escapar da programação do Instituto FHC para entender um pouco melhor a irresponsabilidade, o egocentrismo absurdo que levou um ex-presidente a abrir mão da biografia por um último espasmo de poder. Sem se importar com o preço que o país poderia pagar.

Matéria completa no Blog do Nassif ... http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-psicologia-de-massa-do-fascismo-a-brasileira   ...
 
Comente, Opine ...!
 
Att ...
 
Carlos Sarmento ...!

quinta-feira, outubro 14, 2010

CHI CHI CHI ... LE LE LE , ... VIVA CHILE ... !


O “circo” estava armado, 33 homens há 620 metros de profundidade, passando por todos os percalços que possam existir, sub-existindo como dava ... sem luz, sem água, sem higiene, e com poucas esperanças ...



Assim 69 dias depois o milagre surgiu e um a um os mineiros de San José, emergiam do fundo das profundezas da terra, junto a eles mais de mil jornalistas dos quatro recantos do mundo, o palco pronto para o presidente chileno Sebastian Piñeda, se promover, ao lado de sua esposa cantando o hino nacional e abraçando um a um dos mineiros, dando em média 3 entrevistas ao dia, e se promovendo, mas enfim se utilizou do evento errado, na hora certa...

Mas o que realmente me emocionou foi, como o povo chileno consegue se reerguer, um país espremido entre a cordilheira e o mar com um território incomum, com 4.300 km de comprimento e, em média, 175 quilômetros de largura, e mesmo com essas dificuldades geográficas mais o terremoto 8.8 pontos na escala Richter que destruiu o país, ele vai terminar o ano com um PIB de mais de 5 pontos positivos, com um IDE de 80% e alfabetização de 96. 5 % da população ... é um milagre de um país organizado, com um povo que realmente ama seu país e seu povo, com a melhor renda per capita sul-americana.

Agora imagina se a estrutura não só de povo mas de governo do Chile fosse utilizada no Brasil, com sua grandeza continental, provavelmente já estaríamos entre os 5 maiores países do mundo e não em oitavo.

Nesse período de eleições fico com inveja do povo chileno, que abraçou a nação no desastre do terremoto a alguns meses atrás, e que agora se união em um sentimento nacionalista em torno dos 33 mineiros de San José, enquanto isso no Brasil vejo muita gente chiando porque vai ter segundo turno nas eleições ... e a novela vai demorara mais para começar, e duro de aceitar ... que se Fod.... o Tótó ...

Não que eu não ame meu país ou meu povo, pelo contrario, mas ver um pais minimamente unido, como o Chile e o povo chileno com apego nacional (ou como eles chama “chilenidade”) é de causar inveja, fato que deveria ser similar aqui em nossas terras nesse período derradeiro, que é a escolha do próximo presidente ....

Mas o fato do povo chileno ter esse apego nacional e critico, não é pelo simples acaso, lá no pequeno país limítrofe entre o nada e lugar algum, a taxa de analfabetismo é uma das menores do mundo, enquanto isso os nossos governos nas diferentes esferas, juntos com a mamata do MEC, promove a aprovação automática de analfabetos estruturais, surgindo novas gerações de alienados que perpetuam o voto de cabresto e a aceitação do chicote.

Enfim não é uma tragédia que vai unir o Brasil, se não a tragédia das chuvas no nordeste teriam feito tal mudança social, mas enquanto isso o povo prestava a atenção na copa e no papelão do Dunga ... a tragédia na mina chilena só veio confirmar a superioridade do Chile no que se refere a desenvolvimento estrutural em sociedade.

Parabéns ao governo chileno ao povo chileno e principalmente aos 33 mineiros de San José ...

Brasil, povo Brasileiro pega o exemplo ... de teu vizinho e verás que tu também mudará ...

Opine, Comente ...

Att...

Carlos Sarmento ...!

quarta-feira, outubro 06, 2010

POLITICANDO ... !

Pois é passou o 1º turno, muita coisa se confirmou e surpresas ocorreram, vamos lá ...

MARINA FICA ENCIMA DO MURO ....!

A grande vencedora para o 1º turno do Brasil foi ... foi ... foi ..... Marina Silva, sim a Marina, não foi o Serra, tampouco a Dilma, pois com seus 19.33 % dos votos, fez o milagre de levar as eleições presidenciais para o 2º turno, e ainda se tornou a menina dos olhos de Serra e Dilma ... mas ai fica a pergunta, ela vai apoiar seu ex partido ou vai para um candidato que pouco tem similaridades com suas propostas ...? é claro que quem define é o partido, mas se eu fosse a Marina, ficaria quietinha, pois indiferente de quem ela for apoiar o seu filme vai ficar queimado ... quem votou nela preferiu uma nova proposta de governo diferente do atual, ou discorda do discurso burguês do PSDB ... as vezes não se definir é a melhor maneira de se auto – proteger .

Marina fica no muro é melhor para você ...

.......................................................................................

“MENOS” PIOR ...!

Um grande homem começa por reconhecer seus erros, pois é ... achei que a Dilma ia ganhar no 1º turno ... que nada ... agora paira no ar o medo do PSDB voltar para a presidência...

Entre Serra e Dilma ... prefiro a Dilma ... é “menos” pior ...

.......................................................................................

LASTIMA ... MOSCA E RATOS ... !

Sergio Cabral reeleito ... lastima ... triste fim para carreira dos professores do estado ... não espere muita coisa dele ... suas perspectivas são clara ... cidadãos menos instruídos = a população alienada e perpetuação do seu poder ... espero pelo menos que ele não jogue novas bombas em professores nas praças publicas, tampouco continue abandonando o interior do estado, não se enganem com sua maquiagem a violência continua e as UPP, são ilhas imóveis dentro do Caos violento e urbano, o interior do estado se tornou “ninho” de bandidos que vão para o interior, “morar” (e roubar) e voltam para roubar na capital ... o Rio esta largado a moscar e ratos

.........................................................................................

ANALFABETO POLÍTICO ... !

Bem como irei definir a vitória do Tiririca ... bem ... bem ... ta difícil ... ! enfim ...

Quem diz que os votos do tiririca foram um “protesto”, está totalmente enganado ... que votou no tiririca escolheu um senhor sem proposta, caracterizado em seu personagem de palhaço, e que a principio não é nem minimamente letrado ... repito como disse no meu post (http://criticandoeconstruindo.blogspot.com/2010/09/voto-de-latrina.html ) quem votou nele se tornou sócio na capacidade de destruir o país , e é um claro analfabeto político (http://criticandoeconstruindo.blogspot.com/2010/08/analfaeto-politico.html ), e deveria ter vergonha dessa sua opção ...

Espero que o pedido de anulação da candidatura desse senhor, seja confirmada e que essa aberração, do Sr. Tiririca se tornar deputado federal não ocorra ...

.......................................................................................

PIOLHO DE TUCANO ... !

O DEM, partido dos democratas e aliado dos tucanos, perderam poder no estado do RJ, estão sumindo da ALERJ, o DEM é cada dia peça mais rara, no senado eles caíram de 14 para 4 vagas ... é a coisa ta feia ... é melhor largar os tucanos e criar vida autônoma ... senão ...

.......................................................................................

AGORA EU SEU DEPUTADO “PEIXE” ... !

A bancada da bola recebe em 2011, 6 novos amiguinhos, no Brasil o futebol a cada dia se mistura mais com tudo e seis ex jogadores vão assumir suas cadeiras pelo, Brasil ... são eles :

Deputado Federal

Danrlei (Futebol) - PTB / Rio Grande do Sul - 173.787 votos

Romário (Futebol) - PSB / Rio de Janeiro - 146.859 votos

Deputado Estadual

Marques (Futebol) - PTB / Minas Gerais - 153.225 votos

João Leite (Futebol) - PSDB / Minas Gerais - 84.316 votos

Roberto Dinamite (Futebol) - PMDB / Rio de Janeiro - 39.730 votos

Bebeto (Futebol) - PDT / Rio de Janeiro - 28.328 votos


Só espero que suas habilidades dentro de campo se estendam para a vida política ... particularmente temo em todas as instancias que uma pessoas se utilize de sua história publica para ser eleito ... mas ... o que podemos fazer é cobrar ... e vamos fazê-lo .

Enfim o 3 de outubro trouxe novidades e tristezas, agora é esperar o segundo turno para presidente e ver bem como acontece ...

E você vai de Luis Inácio Dilma da Silva ou de Serra Burns ... ?

Comente, Opine ...

Att...

Carlos Sarmento ... !

sábado, outubro 02, 2010

VOTO CONSCIENTE ...!

Pois é agora, esta quase feito, amanha a essa hora as urnas já estarão em silencio, e o mínimo que todos esperam é que os vitoriosos respeitem os eleitores, com um trabalho digno e condizente com a grandeza do Brasil ...


Vamos fazer algumas ponderações ...

Guarde todos os nomes daqueles em que você votou, para que nos próximos anos os mesmos sejam cobrados, no nível dos salários que recebem ...

Faça seu voto um poder embasbacaste, contra os corruptos e não babaca ao favor dos mesmos....

Tire fotos das ruas imundas por santinhos e galhardetes ... e mande para o meu email
( ca.sarmento@ig.com.br ), para termos a noção dos políticos mais porcos, nas ruas ...

E por último e não menos importante, e já batido ... vote com consciência, pense no futuro e não somente no agora ...

Bom domingo e boas Eleições em todos o Brasil ....

Att...

Carlos Sarmento ...!