domingo, abril 10, 2011

QUEM É O CULPADO NA TRAGÉDIA ... ?

Infelizmente o Brasil começa a “ importar ” ... algumas das coisas mais aterrorizantes que utilizam da religião e do Bullying como fuga e resposta para cometer tragédias e chacinas ...

Não vim aqui falar sobre como foi o fatídico dia 07 de Abril em Realengo ... isso infelizmente todo mundo já sabe ... a mídia mais uma vez explorou bem um caso de tragédia e comoção nacional. Na verdade fico pensando quem é o verdadeiro culpado da tragédia.

O que ocorreu na ultima quinta feira no Colégio Municipal Tasso da Silveira ... que ceifou a vida de 12 “ Jovens Brasileirinhos ” ( Parafraseando a Presidenta Dilma ) ...Não tem exatamente um culpado direto ... já ouvi a mídia culpar ... a secretaria de educação que não notou um jovem com traços psicóticos ... os colegas que fazia o assassino sofrer Bullying dentro da mesma escola da tragédia ... a internet que facilita a compra e ensinamento de armas de fogo ... a lei que libera a legalização de armas ... etc, etc, etc ...

A bem da verdade é que o fatídico ocorrido é a junção de uma série de tragédias e fatores menores que explodiram em um grande mal que foi a tragédia da ultima quinta ...

Sabemos bem que somos cercados de pessoas que sofrem distúrbios emocionais diversos, seja de cunho químico ou emocional ... não existe possibilidade de descobrirmos quem será o próximo assassino ( que não citarei o nome nessa matéria, em respeito as famílias das vitimas ) ... a única coisa possível que o estado possa fazer é combater a comercialização ilegal das armas de fogo ( logo discordo de quem diga que a legalização das armas de fogo seja um mal para sociedade) ... afinal as armas de fogo que destroem famílias pelo Brasil são em grande parte armas ilegais ou com sua numeração raspada ou sem as mesmas ... como foi o caso de uma das armas do assassino ... a outra que tinha numeração ... foi caminho para achar o histórico do “dono” ... que já morrera a vários anos ... e já não tinha em sua posse ( em vida ) a mais ou menos 18 anos... Porem foi um norte para o trabalho da policia ... logo utilizar do argumento do referendo das armas de fogo é uma grande babaquice ...

Enfim o combate as armas ilegais ... é a meu ver o único caminho para se evitar novas tragédias, seja elas feitas por psicóticos, fanáticos religiosos, viciados, entre outros ...

Claro que rapidinho vão achar responsáveis pela tragédia, como o funcionário que liberou a entrada do maluco psicóticos ... só que culpá-lo será tapar o sol com a peneira em uma sociedade excludente que sempre culpa os mais fracos ...

Logo devemos utilizar desse trágico ocorrido para pensarmos em novas propostas de seguranças nas escolas e outros espaços públicos em nossa sociedade ... afinal não existe mais local seguro ... nem nas escolas ... muito menos em nossas casas.

Homenagem aos 12 jovens de Realengo ...
extraído do site ig.com.br


Ana Carolina Pacheco da Silva, 13 anos - Maria Madalena, avó de Ana Carolina, se emocionou ao passar em frente ao vaso de flores com o nome da neta “Tchau, minha netinha, tchau”. A menina ia para a escola sempre contente, segundo ela.


Bianca Rocha Tavares, 13 anos - Tinha uma irmã gêmea que também foi baleada pelo atirador. Sonhava em ser pediatra e morreu ao tentar salvar uma amiga, segundo relatos de amigos de classe. A avó lembrou que ela era vaidosa. “Era linda, gostava muito de ir à escola, tinha o cabelo comprido e cuidava dele com carinho”, afirmou Maria José dos Reis Rocha, de 59 anos.


Géssica Guedes Pereira, 15 anos - Estudiosa, Géssica participava um curso preparatório para entrar na Marinha. Ela jogava vôlei na escola e era fã de funk.


Igor Moraes da Silva, 13 anos - Sonhava em ser jogador de futebol. O amigo Douglas Ramaro lembrou que o menino estava feliz no dia em que morreu. O motivo: havia ganhado uma chuteira de presente. No seu enterro, Roberto Dinamite, presidente do Clube Vasco da Gama, compareceu. Igor era aluno da escolinha de futebol do clube.


Karine Lorraine Chagas de Oliveira, 14 anos - Karine queria ser atleta e integrava uma equipe de salto em distância de um projeto para jovens da polícia militar desde o início deste ano.


Larissa dos Santos Atanásio, 13 anos - Torcedora do time de futebol Vasco da Gama e religiosa, Larissa era também muito vaidosa. Já havia feitos desfiles e sonhava com a passarela. "Ela era sempre muito alegre e amiga. Conversava sempre com todo mundo. Tirava boas notas e queria seguir o sonho de ser modelo”, afirmou a amiga Jéssica Ferreira.


Laryssa Silva Martins, 13 anos - Segundo parentes, Laryssa era reservada e não saía muito de casa. Apesar disso, vários amigos compareceram ao seu enterro. No seu perfil no Orkut, a jovem mostrava que era fã de fotografias e sempre estava sorrindo nas fotos.


Luiza Paula da Silveira, de 14 anos - Fã de Ivete Sangalo, Luiza foi enterrada sob o canto de sua música preferida da cantora, “Quando a Chuva Passar”. Ela estava no 8º ano do Ensino Fundamental e se preparava para a festa de aniversário de 15 anos, que seria em setembro. “O pai já havia pago tudo e ela iria escolher o vestido na próxima semana", contou a amiga Jéssica Lauane.


Mariana Rocha de Souza, 12 anos - Um helicóptero da Polícia Civil jogou pétalas de rosa sobre o cemitério em que Mariana Rocha de Souza foi enterrada nesta sexta-feira. A menina, estudiosa, planejava ser modelo e sempre fazia poses para as fotos. O irmão dela, de 9 anos, estava na escola no dia do massacre e correu para procurá-la, mas a encontrou já na ambulância.


Milena dos Santos Nascimento, 14 anos - Estava no 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Tasso da Silveira. Tinha duas irmãs que também estudavam na unidade de ensino, mas nada sofreram. De acordo com amigos, Milena era muito estudiosa e não faltava a nenhum dia de aula.


Rafael Pereira da Silva, 14 anos - Calmo, tranquilo e estudioso. Foi assim que vários amigos o definiram. Gostava de rock e era fã da banda Linkin Park. Ele foi um dos dois meninos mortos pelo atirador. Era aluno do 9° ano da Escola Municipal Tasso da Silveira.


Samira Pires Ribeiro, 13 anos - No site de vídeos Youtube é possível encontrar uma homenagem a Samira, que estava no 8º ano. Com a descrição “Foi Entregue nas Mãos de Deus!! Mais um Anjo”, o vídeo começa com uma imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a mensagem “Luto”.

12 Histórias Interrompidas, 12 Histórias que não deverão ser esquecidas.

Comente, Opine ...

Att...

Carlos Sarmento ...

4 comentários:

  1. Cara isso realmente eh muito triste...
    Eu conheci uma ex-colega de classe da turma desse homem. Ela disse que ele era uma pessoa calma e não tinha aparentemente traços de uma pessoa com problemas psicológicos. O maior problema mesmo foi a falta de segurança na escola ( alias em todas as escolas ) Na minha escola por exemplo, já entraram bandidos armados mas a sorte é que a diretora conseguiu contornar a situação e fazer com que eles não levassem nada da escola.
    Fica difícil arrumar uma solução pra isso, mas acredito que só o aumento da segurança nas ruas em si seria um grande passo para que a sociedade melhorasse.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em número, gênero e grau!

    ResponderExcluir
  3. TG ... Obrigado pela sua opnião ... com certeza ... o caminho não deve ser ... feito de dentro da escola para fora mas sim de fora para dentro ... pois não sabemos exatamente ... aonde pode ocorrer novos crimes ... seu apontamento é muito bom ...

    Continue Participando ...

    ResponderExcluir
  4. Oi ... Jo ... que bom tá viva ... rsrsrsrs ... e ai tudo bom ... ?

    Obrigado por participar do Blog ...

    beijos ... em voce inconstante borboleta ....

    ResponderExcluir

Só serão aceitas mensagens ... com fundamento crítico e não ofensivas ...