quarta-feira, julho 07, 2010

POVO SURDO - PARTE I

Recentemente desenvolvi um trabalho.. que foi entregue no curso de Linguagem Brasileira de Sinais, ou simplesmente LIBRAS... o tema do trabalho foi ... "Povo Surdo / Cultura Surda / Comunidade surda ", e basicamente vi a falta de materiais com embasamento, minimamente significativos, para se fazer um trabalho desses... por isso resumi e dividi em 3 partes esse meu trabalho, com intuito de divulgar a realidade das pessoas surdas de nossa nação... 


(...)

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem uma estimativa que 10% da população humana, tem algum tipo de deficiência. Os portadores de deficiência auditiva ficariam com 1,5% desse total.

Hoje a media mundial sobre a população surda é estimada na faixa de 15 milhões de pessoas, com suas características individuais, cultura, e significados próprios.

No Brasil a média é de 5 milhões 750 mil casos de pessoas surdas, conforme foi e enfatizado pelo senso demográfico do ano 2000.

E o principal mecanismo de comunicação dessas pessoas é a língua brasileira de sinais, ou simplesmente libras.

POVO SURDO

O povo surdo se caracteriza como a criação natural de grupos de pessoas surdas, que tem como principais características, a busca de uma identidade própria,e não ouvinte, desenvolvendo atividade do cotidiano, como eventos , passeios, etc.

Mas que tem como principal difusão a integração de seus membros, com intuito de uma comunicação mais direta com outro surdo, difundindo assim a afirmação de seus valores

Afastando assim um processo de inibição que muitos surdos sentem, devido a dificuldade em encontrar outras pessoas que dominem a linguagem de sinais, e como a grande maioria das pessoas que dominam a linguagem de sinais são surdas, esse processo de difusão do povo surdo, se da na sua grande minoria, somente por não ouvintes.

É valido ressaltar que o povo surdo e os encontros do povo surdo, a linguagem de sinais ou LIBRAS, é a forma de comunicação única e exclusiva para esses “eventos”, rechaçando assim, a presença de pessoas que não dominam a linguagem de sinais.

Pois os diálogos são desenvolvidos de forma rápida e um leigo não teria a mínima capacidade de acompanhar uma conversa entre surdos em meio a um evento do povo surdo. Diferente do que ocorre nas comunidade de surdas, onde alem da presença do surdo também habitam aquele meio os ouvintes.

(...)
Amanha vem o post da segunda parte sobre a Cultura Surda...

Comente...
Att...
Carlos Sarmento...

7 comentários:

  1. Olá!
    Estou justamente fazendo um trabalho sobre esse tema na faculdade. Povo Surdo/Comunidade Surda.
    Vou acompanhar os seus posts para iluminar um pouco minhas idéias, já que como tu mesmo falasse, há pouquíssimo material sobre o tema.
    Abraços
    Liliane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi Liliane, acompanho você no seu relado, preciso fazer o mesmo, você teria como me passar informações...estou em 2018!

      Excluir
  2. Ola Liliane, Obrigado, caso seja do seu interesse pode pegar todo o material (Parte 1, 2 e 3) do blog, pois fui eu que fiz, com base em um trabalho meu na época do meu curso de libras ... se voce quiser te envio os lnks da parte 2 e 3 se vc ainda não os viu no Blog, um bom lugar para pesquisa é o site da feneis ... www.feneis.com.br ...
    Só te peço, vire seguidora do blog (lado direito da pagina) poois assim fica mais facil para voce ter acesso a novos materias sobre esse e outros temas ...

    Abs ...

    Carlos Sarmento ...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se poder também me ajudar, preciso falar um pouco sobre comunidade e povo surdo, suas diferenças.

      Excluir
  3. Boa noite! Estou fazendo meu trabalho de conclusão sobre a inserção do profissional surdo no mercado de trabalho, gostei do te embasamento, me deu uma boa perceptiva do assunto.
    Iris

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu gostaria de ter os links das partes 2 e 3. Meu e-mail é: luuhgutierres19@gmail.com

    ResponderExcluir

Só serão aceitas mensagens ... com fundamento crítico e não ofensivas ...